cinema

O design por trás de Star Wars

by maio 5, 2017 10:10 am

Star wars é um marco para a indústria do cinema por muitos motivos: Ha 40 anos essa saga espacial estreava nos cinemas, precisamente dia 25 de maio de 1977 e até hoje Star Wars leva milhões de fãs ao cinema. Hoje o longa está no comando da Disney depois que George Lucas vendeu seus direitos para os novos filmes da franquia que está expandindo o universo e criando novas histórias.

O universo criado originalmente por Lucas e Ralph McQuarrie tinha inspirações claras de uniformes de samurais e lutas com katanas, vistos nos filmes de Akira Kurosawa, tecnologia de filmes expressionistas alemães como Metrópolis e filmes especiais como Flash Gordon, de onde usaram a ideia do texto de abertura surgindo na tela e subindo ao além e os duelos vieram dos tradicionais Western americanos.

Todos esses elementos combinados à trajetória clássica do herói e os efeitos especiais revolucionários para a época foram o motivo para que a saga dessa vida a tantos personagens icônicos, naves memoráveis, cenas clássicas e frases de efeito.

Por trás de tudo isso existia um designer responsável por criar esse universo. Ralph McQuarrie foi o responsável por trazer algumas inspirações indispensáveis para a criação dessa obra criada por George Lucas.

A franquia tem um incontável numero de capacetes e máscaras criadas e o design por trás mostra a preocupação de George Lucas criar um universo coeso onde tudo não está ali à toa e tem um papel atuante para a história.

O senso de estética criado pelo cinema da época até hoje é inspiração para os novos diretores de filmes espaciais, assim como o estilo mais sombrio criado por H. R. Giger e Ridley Scott em Alien: O Oitavo passageiro e o futuro industrial de Blade Runner criado por Lawrence G. Paull e mais uma vez Ridley Scott.

Um dos personagens mais significativos do cinema é lembrado pelo seu capacete escuro e misterioso que guardava um segredo fundamental para a história. Darth Vader é um ícone pop e seu fácil reconhecimento se deve ao primeiro contato que tivemos com ele, uma imagem de poder e maldade que era transmitida apenas pelas feições da sua mascara e o som que fazia ao respirar.

Outro personagem que se tornou famoso entre os fãs apenas por sua aparência foi o caçador de recompensas Boba Fett, ninguém esperava que ele tivesse uma morte tão rápida e um papel de pouca importância nos filmes que aparece, mas seu sucesso não foi por sua atuação ou personalidade, mas sim pelo design da sua armadura.

Os esboços de McQuarrie já mostravam claramente como ele tinha imaginado o visual dos filmes, todos seus desenhos foram transpostos para o cinema com perfeição e até hoje são inspiração para o futuro da saga.

“George tinha ideias sobre como seu filme ia parecer. De fato, eu achava que o visual do filme era mais interessante para ele que o plot.”

Ralph McQuarrie

O futuro da saga continua aproveitando as referencias deixadas por McQuarrie na criação de novos capacetes. No Despertar da força já podemos ver alguns traços de sua obra nos novos Stormtroopers, no estilo imponente da Capitã Phasma e no visual sombrio de Kylo Ren.

Talvez esse seja um dos maiores tesouros de Star Wars, o design que fez essa franquia ser tão lembrada hoje em dia e ter formado uma legião de fãs que gastam milhões todos os anos comprando novos itens colecionáveis.