books

Leitura para domingo: Sunday Sketching por Christoph Niemann

by outubro 1, 2017 11:56 am

Conheci o trabalho de Niemann na série documental Abstract feita pela Netflix, o primeiro episódio é dedicado as inspirações desse ilustrador que já vez várias capas para a revista The New Yorker.

No seu livro com a coletânea de ilustrações que vez durante os últimos anos, ele conta sua trajetória de mudança de auto descoberta na busca de qualidade de vida e inspiração.

Niemann cresceu e se formou na Alemanha, mas sabia que em algum momento da sua vida ele teria que sair, “Não importa de onde você venha, em um certo ponto na sua vida, você tem que partir” e foi assim que ele foi para Nova Iorque.

 

 

Depois de mais de uma década vivendo eu NY, entre dias memoráveis e dias difíceis, trabalhando para clientes como o The New Yorker magazine e tantos outros que antes conhecia das revistas de design, Niemann casou e teve filho, mas de repente decidiram se mudar mais uma vez.

Quando as pessoas perguntam o porque dessa decisão de sair de Nova Iorque, a resposta é “Deixar minha zona de conforto”.

Zona de conforto foi algo que pensei bastante durante os últimos messes, e lendo o que Niemann escreveu eu entendo completamente seu ponto de vista, Zonas de conforto para muitos pode parecer preguiça, mas zonas de conforto podem ser estressantes e nos esgotar física, mas principalmente mentalmente.

Por isso Niemann precisava procurar um lugar que fosse “fácil se preocupar menos com a viabilidade de uma ideia”.

 

 

Essa facilidade de mudança não é para qualquer um, mas talvez seja algo que todos precisamos passar, encontrar um lugar para pensar e que nem sempre é o mesmo em que trabalhamos.

Percebi que a grande maioria das pessoas que trabalham com criatividade vem sofrido muito ultimamente com ansiedade todas as doenças que as pressões psicológicas trazem, e ler a história de Niemann é um exercício de percepção para mergulharmos nos nossos desejos de melhorar nosso trabalho e não esquecer do nosso lado humano.

O seu trabalho de traços simples, mas com uma densa percepção imaginação faz sucesso no Instagram, em seu perfil @abstractsunday.

 

 

Em algum ponto de nossas vidas teremos que tomar as escolhas que decidirão quais as coisas mais importam na sua vida, e são nossas escolhas que moldam nosso trabalho.

Por isso tenho estudado novas habilidades e investido em leituras, conhecer a trajetória do outro nos dá incentivos para escrever a nossa própria jornada, e assim como Niemann temos que enfrentar nossas zonas de conforto e eventualmente deixa-las.

 

 

O livro Sunday Sketching por Christoph Niemann é um belo exemplo de trabalho, história de vida, inspiração, com várias ilustrações bem humoradas e cheia de imaginação e ideias disruptivas misturando criticas e piadas e se mesclando com a história de vida do autor.

Uma ótima opção de livro para uma leitura dominical.