places

Museu da Fotografia em Fortaleza

by Março 14, 2017 10:08 pm

Como é bom trazer uma notícia boa sobre algo que aconteceu na sua cidade. Para quem não sabe eu sou de Fortaleza e minha cidade este mês ganhou um novo Museu que promete trazer um pouco de história com uma estrutura moderna e minimalista.

O Museu da Fotografia era tudo aquilo que eu queria que a cidade tivesse, fazia tempo que nós não ganhávamos algum Museu, nós já temos o Dragão do Mar, Galeria Celina Queiroz, mas ainda são poucos e a cidade ainda precisava de um museu com uma nova estrutura de engenharia moderna que pudesse inspirar novas ideias.

Durante os primeiros messes do Museu da Fotografia, ele irá exibir a coleção particular do responsável por todo o projeto, na sua coleção estão fotos do Brasileiro Sebastião Salgado, fotos históricas do famoso Henri Cartier Bresson, os retratos da violência em Alepo e a famosa capa da revista National Geographic da garota afegã de Steve MCcurry.

Também estão expostas as fotos do registro da viagem de Orson Welles (diretor de Cidadão Kane) à Fortaleza, que foi escolhida para seu documentário It’s all true (que nunca foi concluído) sobre uma vila de pescadores do Mucuripe.

Obras históricas expostas em um museu na sua cidade é um motivo de orgulho. Paris por exemplo: boa parte da imagem que fizemos de Paris tem o Louvre como um símbolo da cidade ou outros exemplos no próprio Brasil, como em São Paulo com o MASP e no Rio de Janeiro com seu Museu do Amanhã.


Um ambiente inspirador é tudo o que as cidades precisam. Não é atoa que Nova Iorque é uma potência cultural, por conta de suas inúmeras galerias e seus vários museus, isso é o fator de estímulo para encorajar as novas gerações a produzir, não só como artista, mas como engenheiros ou astronautas, arqueólogos e tantas outras descobertas que foram conquistas nesses séculos.

“O museu é uma
Aquisição
Para a cidade
E uma aula
Para as pessoas.”

O Museu da Fotografia está localizado na Rua Frederico Borges, número 545 e fica aberto de terça a domingo, das 12 às 17h.