fashion

Nike Pro Hijab

by Março 16, 2017 8:36 am

Várias marcas já assumiram algum discurso ou posição política este ano, mas o que essas novas estratégias representam para o usuário e o mercado?

A Nike acabou de lançar um novo produto que sintetiza esse comportamento sobre uma nova ordem mundial, o politicamente correto. A marca lançou o Nike pro Hijab, uma solução para para atletas muçulmanas que praticam esportes usando burca.

O comercial What will they say about you? produzido para o dia das mulheres já indicava que a marca se aproximava de um discurso de empoderamento feminino em países que ainda tem religiões muito tradicionais e uma sociedade ainda machista.

Nas atuais crises (políticas, econômicas, sociais, culturais e ideológicas) entre países, a mais conflitante seja entre os Estados Unidos (contra o mundo) e os países do oriente médio, muito antes de Donald Trump e Obama, os EUA já viviam em conflito com esses países combatendo o terrorismo usando pretextos ideológicos.

Mas depois que Trump assumiu a presidência, discursos de ódio foram proferidos não apenas para terroristas, mas para a cultura muçulmana como um todo e isso não pode ser tolerado.

A Nike é uma empresa americana tradicional que resolveu pensar em um novo produto voltado exclusivamente para um nicho muito pequeno do mercado, são atletas que precisam se exercitar, mas não podem deixar de usar burca preservando suas tradições.

A Nike não se importou nas vendas, mas se preocupou em criar um posicionamento de apoio a qualquer atleta aonde quer que ele ou ela estivesse.

Aproximar sua marca do indivíduo é a nova tendência de mercado, o discurso não é mais pensar em massas ha algum tempo e as marcas estão se aproveitando disso para se aproximar ainda mais de públicos que eram invisíveis, o discurso mudou e cada vez mais veremos marcas apoiar causas como esta.